1 de mai. de 2018

8º Aniversário do Sou Mais Água, inata ação política


Hoje é o aniversário dessa O.N.D.A., sigla paródia de ONG, a nossa é Organização Natural aos Desportos Aquáticos. Aqui quem escreve é Agnaldo Mattos, co-criador, no dia da comemoração às lutas pelos direitos trabalhistas, como a que resultou na comemoração do dia 8 de março, resolvi falar um pouco sobre como surgiu e para que surgiu o Sou Mais Água e o seu Jornal D'ááágua! Como espontaneamente disse Neto Freitas uma vez: "Please Wait, Peraê!".

Para mim, ação política é toda aquela que pode ser considerada cidadã e voltada para além das redondezas do próprio umbigo. Foi a partir de um sentimento de inquietação que Neto conversava comigo sobre a situação da natação na Bahia, como a construção de um Estádio colocava fim ao Clube Olímpico. Pensou até que a solução seria ir embora. Então lhe falei que aquele sentimento poderia ser usado para tentar mudar o que ali estava, visto que a natação não era tão popular quanto o futebol, discutimos os porquês. Como eu estava começando a fazer vídeos, então acertamos que podíamos criar um Jornal apenas para a natação, ele pensou num blog e daí me veio o nome "Sou Mais Água" e foi ali que surgiu a soma.

Logo no dia 2 de Maio de 2010 Neto já iniciou a coleta de imagens. Chegamos até a Edição I do Jornal D´água, que seria a cobertura da Implosão da Fonte Nova.  Com um dicionário, acertamos abri-lo e citar o último termo que aparecesse no final da página à esquerda e o resultado foi esse:


Aqui está o vídeo:



Cobramos a construção da nova piscina nas edições seguintes, que foi prometida pelo Governo até 2011, o que não ocorreu. Até hoje guardo o jornal dentro do dicionário:


Durante esse período tentamos estimular o interesse público pela natação, destacamos as marcas que patrocinavam os eventos ou atletas, justamente porque víamos nisso um estímulo para que estes patrocínios continuassem. Durante todo o tempo não recebemos patrocínio, apenas permissão e alguns apoios para que as coberturas fossem realizadas da melhor forma possível. Como a FBDA (video aqui) que nos ajudava com permissão para filmar nos barcos com os técnicos, como a SALVAMAR (vídeo aqui)  que nos conduziu com jet ski e a turma do Master (vídeo aqui) que nos levou para Morro de São Paulo e todas as pessoas que apostavam nesse tipo de jornalismo despojado, mas molhado.

A nossa última cobertura oficinal foi em 2013, na 50ª Travessia Mar Grande X Salvador (vídeo aqui).
De lá para cá já rolaram muitas águas e só neste ano, em 2018, que vim conhecer a nova piscina.

Lembro quando começamos, na EDI A,  quando cheguei para Sergio, sem o conhecer, pedindo que juntasse a todos para fazer uma imagem, ele me disse que era impossível, pois ficavam todos dispersos e com o tempo pudemos mudar isso, como está provado na cobertura da 49ª Travessia (vídeo aqui).

Só depois de 2 anos de inaugurada que vim conhecer no dia 14 de Abril de 2018 a nova piscina. A Localização é boa, tecnicamente não sei se a piscina é. Achei que poderia ter um acesso pelo Largo dos Paranhos, o passeio da estação de Brotas deu uma ajuda, mas poderia ter uma passarela ali, ao menos próximo ao posto de Gasolina.

Falta uma arquibancada definitiva. Soube que precisa de banheiros para os atletas, enfim, pela demora poderia vir sem faltar, mas já que falta, que a força dos interessados seja a pressão necessária para que a gestão resolva, o que também pode ser feito de outras formas não governamentais.

Como o Sou Mais Água penso em parcerias com os Clubes, com a Embasa e outras instituições, governamentais ou não, relacionadas à água que aparecerem. Por uma mobilização maior dos interessados nos esportes e eventos. Pela defesa de uma gestão hídrica popular consciente e pela promoção dos desportos aquáticos.
Vamos nessa!

Uno somos e tudo soma no mais! Feliz de curtir mais uma vez o aniversário desta iniciativa da equipe de 2. Neto já felicitou no whatsapp, no grupo de amigos da Ilha de Taipoca que estamos inclusos:

Em seu instagram Neto relembra um pouco do que viveu na antiga piscina da Fonte Nova (aqui)

Agradeço a todos que colaboraram para essa ideia que se mantém viva!
Viva ao Sou Mais Água!!!

Agnaldo Mattos
@e_clipe_se


Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!!

Um comentário:

  1. Espetacular postagem de aniversário! Reviva e tenha vida longa essa parceria! Sou mais água!

    ResponderExcluir

Obraguado por fazer parte desta O.N.D.A.!