17 de mai. de 2012

Pensar na natação como um dos processos de construção da humanidade

"História da Natação

A natação é uma actividade tão antiga como a humanidade, pois desde o início da sua existência o ser Humano teve a necessidade de se deslocar no meio aquático tanto por questões de sobrevivência como de subsistência.
Os povos antigos principalmente aquelas civilizações de navegantes e povos que viviam rodeados por agua ou que desenvolviam as suas actividades de caça e conquista neste meio tiveram a necessidade de melhorar as suas capacidades de sobrevivência na agua.
A importância da natação centra-se na pré-história quando o Homem flutuou pela primeira vez, sendo que existem mais relatos a partir da civilização Egípcia. A natação para os Egípcios tinha uma grande importância recreativa mas também o aspecto importante ao nível da educação sendo a natação importante para a educação.
Depois dos Egípcios existiram grandes invasões feitas essencialmente pelo mar por parte de alguns povos nomeadamente os Fenícios, Cartagineses, Romanos e Gregos, havia então a necessidade de certos indivíduos dominarem a natação não só para sobrevivência em caso de náufragos mas também para recuperar parte da carga das embarcações que por vezes caia á agua.
Mais tarde existiu um período obscuro em relação á natação a Idade Media, sofrendo a natação um retrocesso devido essencialmente a epidemias e doenças (ex: peste negra) pensando-se na altura que esta actividade poderia ser um meio de propagação destes doenças.
Na época do Renascimento, surge uma nova mentalidade sendo a França um país importante na imposição dessa nova mentalidade. Luís XVI foi um dos principais impulsionadores dessa nova mentalidade dando uma grande difusão da natação na altura espalhando-se então por toda a Europa.
Em 1830, Guts Muths define um programa de natação para a educação das crianças.
Ling também mais tarde deu um contributo importante que transformou a natação numa visão correctiva para uma cura de enfermidades e afins.
Desde essa data ate aos nossos tempos existem muitos relatos, artigos e tudo o que diz respeito à natação tornando-se esta uma actividade muito importante nos nossos dias tanto como desporto de recreação, desportivo ou mesmo competitivo ao mais alto nível."

Fonte: Água Vida

Não precisa pensar na natação apenas como uma atividade esportiva, no que diz respeito a competições...pode ser visto como uma maneira de se integrar com a sua própria existência, flutuando, se deslocando...voando na água.
Sendo você e ela uma coisa só, já que apesar das aparências, sim, nós somos muito mais água que qualquer outra coisa.

águabraços
Equipe D'água

Sou mais água!!! Uno somos e tudo soma no mais!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obraguado por fazer parte desta O.N.D.A.!