26 de abr. de 2011

O que é Economia Criativa para Você?

Como já dizia Agostinho da Silva:
“O Homem não veio ao mundo para produzir e sim para criar”
Para começar a refletir sobre esse tema, é importante pensar na capacidade criativa que nós, seres humanos, temos. Ela é o nosso bem mais precioso e abundante, ou seja, quanto mais exercitado, mais tende a aumentar; e ainda: não prejudica ninguém e oxigena a sociedade!


Infelizmente nos últimos anos as pessoas vêm sendo sendo condicionadas a produzir e não a criar, isso significa que deixamos de lado nosso poder de imaginar, refletir e construir algo novo, para apenas re-produzir ideias e obras já criadas. Esse modelo leva à escassez econômica.
Para modificar esse modelo temos que voltar a CRIAR. Refletir, inquirir, estudar, potencializando os indivíduos e colocando-os em uma posição de igualdade. Imaginando e criando novas maneiras de fazer a mesma coisa de outro jeito, ou criar novas coisas jamais imaginadas antes. Quem sabe essa seja a única forma de caminharmos para a efetiva Sustentabilidade.
As novas tecnologias de conexão e comunicação são um ótimo exemplo disso e estão aí para serem utilizadas por nós, nos instigando a novas possibilidades, posturas e ações.
Hoje, por exemplo, podemos trabalhar criativamente no mundo digital, usando o nosso tempo da melhor forma possível, sem necessidade de nos deslocarmos fisicamente, e ainda fazendo aquilo que gostamos.
A retomada da percepção da criatividade como um recurso infinito e elástico (quanto mais usado, mais se amplia) do homem é uma visão nova no mundo, e por este motivo, o conceito de Economia Criativa ainda está em aberto. Por isso, queremos saber: o que é economia criativa para você?

REGULAMENTO DESTA CHAMADA CRIATIVA

Conheça a rede de criações e seus criadores: ITSNOON

Sou mais água!!!!!!!
Zé da Lente

2 comentários:

Obraguado por fazer parte desta O.N.D.A.!